"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Carta aos “Apologistas”




Para quem não sabe, apologista é alguém que toma para si a responsabilidade de “defender a fé”, a verdade da Palavra de Deus ensinada e testemunhada pelas Escrituras sagradas.
Poderíamos dizer que todo cristão tem potencial para ser apologista, e deveria sê-lo na prática, porque é necessário que estejamos sempre alerta aos falsos mestres e doutrinas enganosas que possam surgir, sendo infiltradas de modo sutil nas nossas igrejas, fazendo-nos enveredar por caminhos que não são o da Palavra de Deus.
Bom, isto é um fato, e eu particularmente adoro ver um apologista em ação, falando ou escrevendo algo que corrija um pensamento doutrinário equivocado, ou ensine o caminho correto segundo a Palavra. Entretanto, algo tem me dado náuseas, e eu decidi expressar minha indignação quanto a isso neste texto: são os “apologistas” sem ética.
Você já deve ter visto ou lido algum deles falando a “verdade”, pois o modo como eles agem é bem expressivo. A pretexto de defender a sã doutrina dos ensinos enganosos de falsos mestres, eles expõem irmãos na fé de modo grotesco, citando nomes, colando fotos em seus blogs e revistas, e chamando-os de falsos profetas na “cara dura”.
Vou confessar que isto tem partido meu coração. Não porque eu concorde com esta ou aquela doutrina chamada por eles de enganosa, mas porque não acredito que a maioria destes cristãos que são acusados de serem falsos mestres são realmente usados por satanás para desviar ovelhas do aprisco de Deus.
Acredito piamente que há três tipos de pessoas envolvidas nestas críticas:
1. Cristãos sinceros, verdadeiros, que estão sinceramente errados sobre o que pregam – ou seja, estão errando por ignorância.
2. Cristãos sinceros, verdadeiros, que estão pregando a verdade das Escrituras, mas verdades estas que os apologistas anda não entenderam – acredite, apologista, você não sabe de tudo (ninguém sabe).
3. Cristãos desviados da sã doutrina, que se entregaram a falsos ensinos porque lhes são convenientes. (Estes são os mais próximos do que os “apologistas” chamam de falsos mestres)
Seja lá qual for o tipo de cristão que esteja errado, temos que reconhecer algo muito importante: somos todos filhos de Deus (os que confessam Jesus como senhor de coração), e cada um anda na luz que tem e prega aquilo que conhece.
Se eu ou você estamos pregando alguma gafe doutrinária por pura ignorância ou equívoco, Deus com certeza terá misericórdia de nós, e aguardará pacientemente o dia em que teremos condições de receber a verdade com mansidão, e possamos pregar em linha com a revelação bíblica do Novo Testamento.
Às vezes, embora isto não seja o melhor de Deus, alguns de nós somos tentados a omitir alguns princípios bíblicos quando estamos pregando a verdade, para que não “escandalizemos” as pessoas e possamos atraí-las a Cristo. É nesta tentativa que muitos erram, se embaralham e acabam sendo rotulados como “cristãos que não pregam a cruz” ou “impostores da fé”, ou qualquer coisa do gênero cheia de deboche e totalmente desprovida de amor ágape.
Mas de uma coisa estou plenamente convicta: Deus não pregará uma placa com a inscrição “falso profeta” na testa de nenhum de seus filhos, nem Jesus publicaria posts expondo-os, nomeando-os, criticando-os, ou fazendo qualquer coisa que ferisse a dignidade e colocasse em xeque o caráter deles.
Não, Deus não é como nenhum dos “apologistas” que tenho visto por aí. Ele não derrota ministérios com um sopro, muito menos com vídeos no YouTube, pois além de ser amor, ele é ético.
A maneira de Deus lidar com as falsas doutrinas é a maneira como Jesus lidava com elas: ele subia num monte, de onde podia ser visto e ouvido por muitos, e pregava a VERDADE sem medo do que diriam os fariseus “apologistas” que defendiam a Lei mosaica com unhas e dentes, sem ética e muito menos amor.
As pessoas ainda têm subido aos montes hoje em dia – elas têm ido aos púlpitos, à TV, às rádios, e até mantido páginas em redes sociais, blogs e sites – mas o que me preocupa é que estão mais preocupadas em falar mal de pessoas, do que em pregar a verdade, e isto é lamentável.
Quantos dos que se autodenominam apologistas hoje não teriam feito o mesmo que os fariseus fizeram com Jesus Cristo?
O Filho de Deus foi chamado de Belzebu, acusado de pregar heresias, de violar a Lei, de “fazer-se igual a Deus” por chamá-lo de Pai, e tantas outras acusações que vemos hoje sendo feitas a homens e mulheres de Deus que estão cumprindo seus ministérios e levando pessoas a Cristo!
Muitas das coisas que Jesus disse e fez foram totalmente novas, e a Bíblia registra que eram “novas doutrinas” que, portanto, podiam ser taxadas de enganosas e falsas, contudo, ele não parou de fazer a vontade de Deus por ser incompreendido pelos ignorantes, que estavam “plenamente convictos da verdade”, e de estarem defendendo-a.
Ora, como exímios “apologistas” que eram, como muitos que vemos hoje, na tentativa de defenderem a Lei de Deus, estavam agindo contra o Espírito da Lei – O AMOR, e rejeitando o messias e sua doutrina!
Tanta “apologia” me faz questionar onde está Deus nisso tudo, e entristece meu coração.
Quero dizer aos meus amados irmãos “apologistas” que os amo sinceramente, e que os conheço pelo nome. Muitos de vocês poderiam estar aqui, no meu post, marcados como falsos profetas e hereges, para serem encontrados no Google como tal, desacreditados e maculados por minhas palavras, mas eu me recuso a fazê-lo.
Vocês pregam coisas diferentes das que eu creio, e as quais considero como erros doutrinários graves que cativam pessoas e as distanciam de Deus como Pai, como todo-poderoso, como provedor, como aquele que cura, e como tanta coisa que ele é para mim hoje, e não o pode ser para tantas pessoas que ouvem o que vocês pregam… Entretanto, eu não o farei.
Eu não os citarei, nem os difamarei. Não pretendo imitá-los. Não porque eu tenha medo de vocês. Não porque não queira desagradá-los. Não porque não tenha convicções firmes. Não porque não discorde completamente dos vossos discursos. Não porque não ame a verdade como vocês professam amá-la. Mas sim porque o Deus da Palavra me ensinou que eu não posso amar o que não vejo – Ele – se não consigo amar o que vejo – você (1 Jo 4.20-21), e também porque reconheço que a melhor forma de pregar e defender a verdade é vivendo-a, e a maior verdade que existe é o amor.
Amado irmão “apologista”, eu continuarei pregando contra a sua doutrina caso discorde dela, entretanto, quero deixar claro que eu JAMAIS PREGAREI CONTRA VOCÊ!
“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Efésios 6.12
Inteiramente no amor de Cristo, de sua irmã e discípula do Mestre,
Luciana Honorata
VIA: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA

domingo, 29 de abril de 2012

"Não Tenha Medo"


O profeta Eliseu, guiado por Deus, estava derrotando o exército sírio sozinho. Cada vez que eles se preparavam para atacar Israel, o profeta avisava o rei israelita, que conseguia emboscar o inimigo antes que atacasse. O rei da Síria suspeitava que houvesse um espião em seu próprio governo, mas era assegurado por seus homens que Eliseu era o responsável por suas derrotas. O rei declarou guerra a Eliseu. Durante a noite, seu exército cercou a cidade onde o profeta vivia.
O jovem que trabalhava com Eliseu levantou-se muito cedo na manhã seguinte e viu as tropas cercando a cidade. Ele ficou assustado e correu a Eliseu: "O que vamos fazer?" (2 Reis 6:15, BLH). Com seus olhos naturais, ele viu a insuperável força do inimigo e sua própria fraqueza.
Mas Eliseu viu a situação de modo diferente. De seu ponto de vista espiritual, o exército não representava uma ameaça. Ele confortou o jovem: "Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles" (2 Reis 6:16, BLH).
Eliseu e seu servo não feriram ninguém naquele dia. Deus entregou o exército sírio nas suas mãos e ele deixou que fosse para casa em paz. Aqueles soldados e o povo de Israel aprenderam uma forte lição: Deus é maior do que qualquer inimigo que enfrentamos.
Precisamos lembrar a mesma lição quando nos levantamos para enfrentar problemas insuperáveis. Deus nos asse-gurou que o socorro está disponível. Preci-samos abrir nossos olhos e ver como ele nos tem ajudado. Considere como nossos aliados são mais numerosos e poderosos do que as forças do diabo. Quando enfrentamos tentações, perseguições e outros obstá-culos que ameaçam nosso bem-estar espiritual, podemos recorrer às muitas fontes de socorro que Deus tem provido. Os cristãos fiéis podem nos auxiliar (Efésios 4:11-16). O Espírito Santo intercede pelos filhos de Deus (Romanos 8:26-28). Jesus vive para nos auxiliar a superar o mal (Ro-manos 5:8-11). E nosso Pai celestial nos protege e socorre (Romanos 8:31-39). Ver-dadeiramente, aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os inimigos!

Autor:  Dennis Allan

Via: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA

quinta-feira, 26 de abril de 2012

”Não andeis ansiosos de coisa alguma"


Ansiedade & Preocupação

A ansiedade é uma sensação de receio, preocupação e de apreensão, decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central, sem causa evidente. Ela é parente próximo do medo (muitas vezes onde a diferenciação não é possível), é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável, enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas. Concluindo: Aos olhos de Deus é um pecado!
“A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.” Lc 12.22,23 (Veja também: Lc 12.11,12,25,26; 1Co 7.32; Fp 4.6; 1Pe 5.7)
No texto de Lucas, encontramos o Senhor Jesus chamando a atenção dos discípulos para a necessidade de uma vida isenta de preocupações, mostra-lhes ainda, que a excessiva ansiedade não produz nenhum fruto proveitoso na edificação espiritual, pelo contrário, manifesta-se como resultado de uma vida desprovida de fé na providência divina.
Nos dias contemporâneos o quadro não é muito diferente. A ansiedade tem entrado nos corações com muita força, roubando o lugar reservado ao Espírito Santo de Deus; as causas são as mais diversas, entre elas:
1- Dificuldade financeira (geralmente provenientes de negócios e ações realizadas por impulso, sem a devida analise de rendimentos. É muito fácil comprar, são os crediários, cartões, etc. Mas, são compromissos que vencem e precisam ser honrados.);
2- Situação Profissional (Emprego no Brasil é extremamente difícil);
3- Família (Educação de filhos, problemas conjugais, etc.);
4- Espiritual (É comum encontrarmos irmãos ansiosos por verem as promessas de Deus cumprir-se em suas vidas);  etc.
O mandamento de Deus para nossas vidas em relação à ansiedade / preocupação é extremamente claro, Ele proíbe que seus filhos abram seus corações para tais frutos da carne, que são portas abertas para a ação do inimigo.
“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?  E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”. Mt 6.25-27
O servo deve cultivar em seu coração a fé e a perseverança em Deus, confiando na Sua bondade e amor; jamais somos desamparados! Seja qual for à situação, por mais séria que possa mostrar-se, a confiança deve ser inabalável nEle. (“Por acaso faltou a vocês alguma coisa quando eu os enviei sem bolsa, sem sacola e sem sandálias? —Não faltou nada! —responderam eles.” Lc 22.35) Afinal, quando aceitamos o Eterno como Salvador, entregamos a nossa vida integralmente, isto significa que abrimos mãos da vontade própria, submetemo-nos aos seus desígnios, em conseqüência, somos agraciados por sua promessas (“Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” Hb 13.5).
A ansiedade sempre nascerá nos corações dos santos, mas, não podemos deixá-la frutificar.  (“Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jr 17.7,8) Esta é a descrição de uma vida cheia do Espírito Santo e amparada pelo Pai. Quando a ansiedade frutifica, ela destrói a fé, a comunhão é abalada e abre espaço para o desespero. Ao primeiro sintoma de sua presença, devemos lançar-nos aos pés de Cristo, depositando sobre Ele os fardos pesados. (“Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.” Sl 55.22; “Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1Pe 5.7,8).
Uma vida tomada por ansiedades e preocupações é inútil à Obra do Senhor. O principio de nosso compromisso é a confiança, se não há confiança (fé) é impossível agradar a Deus (“Sem fé é impossível agradar a Deus...” Hb 11:6)  e conseqüentemente, sermos instrumentos úteis em Suas mãos. Amados, não permitam que o diabo vós engane, fechando vossos olhos para a grandiosidade da misericórdia de Deus, mostrando-lhe uma realidade desprovida da graça de Deus.
Tens problemas? Dificuldades? Provações? Falta-lhes alguma coisa? Olhe para o Senhor! Clame, busque, pague o preço de uma vida santa, reta e justa. Seja íntimo de Deus!
(”Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4.6)
Aos fiéis está reservada a vitória.

 AUTOR: Elias R. de Oliveira

VIA: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA


quarta-feira, 25 de abril de 2012

PORQUE JEJUM?



JEJUM,  uma bênção!

Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica.      
(Dicionário Aurélio
)

Jejum é uma prática muito comum no meio religioso,  todas as religiões existentes, cristãs ou não, usam desta forma de sacrifício para louvar as suas divindades.
Mas o que verdadeiramente é o jejum para os cristãos? 
Uma simples abstinência de alimentos! 
Não! 
Infelizmente muitos têm olhado para o jejum como um fardo difícil de ser carregado e ignorado o verdadeiro sentido desta abstinência. Ficam sem alimentar-se por um período levado pelas circunstâncias (determinação da igreja ou algo semelhante), porém, não conseguem ver a grandeza deste ato de louvor ao Senhor. Infelizmente resumindo: Passam Fome!

Em Isaias 58.6,7 está escrito: 

“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade,   que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces   todo o jugo?  Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"
O Senhor  está ensinando através de seu profeta, que o jejum deve envolver todo o nosso ser, a vontade é subjugada, a mente volta-se para Ele.  São momentos nos quais  devemos fechar a porta para a existência  e abrir-nos totalmente para o Senhor.  Longe de ser algo mecânico, ou encarado como uma obrigação, no entanto deve ser um ato que parte de nosso íntimo um reconhecimento da glória do Pai e do prazer em humilhar-se em sua presença. 
Este ensino é dado ao povo escolhido  desde os tempos dos reis,  como uma prática agradável e que geralmente movia o coração do Senhor. Sua pratica era geralmente em situações 
difíceis, em que o socorro divino era indispensável. 
Veja o exemplo de Davi: 

“... Jejuou Davi e, ... passou a noite prostrado...”  2Sm 12.16
Vejamos alguns textos que nos leva a conhecer diversos momentos em que o jejum foi extremamente necessário. Jl 1.14, 2.12;  2Sm 1.12;  Lc 5.33-35;  Sl 35.13;  Dn 6.18;  Et 4.16;  At 13.3, 14.23  etc
O jejum era uma prática comum entre os grandes servos do Senhor, pois sabiam que era uma forma de reabastecer-se, de renovar as forças para enfrentar as difíceis batalhas que tinham pela frente em seus ministérios e até mesmo na vida cotidiana.  
Veja alguns exemplos: 
Jesus:  Mt 4.2; 
Moisés: Ex 34.28;
Elias: 1Rs 19.8;
Paulo: 2 Co 11.27;
Cornélio: At 10.30; 

Ana: Lc 2.37;
Davi: 2 m 12.16;
Neemias: Ne 1.4;
Ester: Et 4.16;
Daniel: Dn 9.3  entre outros.
O jejum também era feito coletivamente, praticado simultaneamente  pela nação, numa cidade, pela igreja  etc. 
Leia os exemplos: 
Nação: Israel Jz 20.6, Ed 8.21, Jr 36.9 etc;
Cidade: Ninivitas Jn 3.5-8; 

Lideres: Apóstolos 2 Co 6.5;
Igreja:  Primeiros Cristãos At  13.2
Apesar de ser uma prática comum no seio da igreja do Senhor, na Bíblia vemos poucos ensinamentos a respeito de como praticá-lo.                                        
Em Mateus 6.16-18 vemos uma recomendação do Mestre em relação ao jejum:
“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,  Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Infelizmente este precioso ensinamento dado por Cristo pouco tem sido observado nos dias atuais, nos quais vive-se muito a aparência. E passar uma imagem de crente praticante deste sacrifico coloca sobre as costas uma capa de santidade. E o que deveria ser em secreto,         torna-se extremamente aparente, à semelhança do Fariseu que se exaltando dizia a todos: “Jejuo duas vezes por semana...” Lc 18.12
Nestes dias apocalípticos, a simplicidade da palavra já não tem lugar e muitos têm tentado explicar o inexplicável, e neste afã, inventaram diversas normas para a prática do jejum. 
E cada Pastor, impõe as suas ovelhas formas predefinidas e até absurdas para sacrificar ao Senhor. 
A palavra, porém, aponta para a voluntariedade é um pacto entre a pessoa e Deus; que   nasce no coração, com o  desejo de agradar ao Mestre. É uma forma de nos humilharmos em sua presença, clamando pela sua misericórdia ou demonstrando a nossa gratidão pelo seu amor.
Estava em Porto Seguro - BA, e por estar com a Bíblia na mão, aproximou-se um jovem crente. Começamos a conversar sobre as coisas espirituais e ele confidenciou-me que estava em jejum e por determinação do pastor, nem mesmo a saliva poderia engolir. 
Uma irmã contou-me, que para um verdadeiro jejum, teria que ficar em casa, orando e lendo a Bíblia e não poderia conciliar trabalho e jejum. 

E como estes exemplos radicais, há muitos outros.
Ditar normas e formas de sacrificar ao Senhor  é colocar fardos pesados sobre as pessoas e muitos são induzidos ao erro. 
E isto é andar em sentido contrário, pois Cristo veio tirar os fardos pesados difíceis de serem carregados, no entanto, muitos chamados homens de Deus, fazem questão de colocá-los sobre os ombros das ovelhas. 
O que deveria verdadeiramente ser ensinado e cobrado pelos pastores era a condição única de santificar-se, deixando o pecado  e de voluntariamente  chegar-se diante do Pai e fazer um pacto de sacrifício.
Na prática do Jejum  é indispensável: A) Leitura da Palavra  -  Meditar nos ensinamentos, vivenciá-los 
B) Oração  -  Jejum sem oração, não é jejum!  Deve-se esta em oração constante! 

E para orarmos, só precisamos de vontade.  Ora-se: andando pelas ruas; dirigindo; em casa;trabalhando; no metrô, trem ou ônibus; enfim em todos os lugares! 

Orar é falar com Deus, como ele conhece nossos pensamentos, não há necessidade de      sairmos pelas ruas clamando em voz alta. É só você e Deus! Ele te ouvirá. 
C) Estar em Espírito  -   É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas            espirituais. É uma condição de vida para todos os Servos do Senhor, em tempos de jejum ou não.  
“ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”  Sl 51.17
Quanto à forma de jejuar, esta depende do mover do Espírito Santo ou de sua própria opção, cito alguns exemplos: 
a) Ficar por um período sem alimentar-se: 12, 24 ou mais horas. 
b) Excluir da alimentação por um período pré-estabelecido algum item. 
Exemplo: Carne, refrigerantes, doces, etc. 
c) Não se alimentar com produtos fermentados. 
d) Alimentar-se só com raízes. 
e) Alimentar-se apenas com líquidos por um tempo determinado. 
f) 
Faça segundo o teu coração com o objetivo principal de honrar ao Senhor.
No Jejum, temos que afrontar a carne, lutar contra ela, humilhá-la, ir contra nossa própria vontade.  Portanto é inconcebível  que alguém venha oferecer um sacrifício que não vá doer na carne. Por exemplo: 
Querer excluir da alimentação o refrigerante por um período, quando normalmente você bebe esporadicamente.  

Certamente será em vão!
É Preciso ir contra a carne!  Afrontá-la!
“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o  Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.” Rm 14.6-9
E assim deve ser o nosso viver, tudo quanto façamos, que seja feito no Senhor.
Consulte mais sobre jejum, veja os textos: 1Rs 21.9; 2 Cr 20.3; Ed 8.21; Sl 35.13, 69.10;  Jr 36.6; Dn 6.18, 9.3; Jl 1.14, 2.15; Jn 3.5; Zc 8.19; Mt 15.32, 17.21; Mc 8.3; Lc 2.37; At 14.23, 27.9; 2 Co 6.5, 11.27
AUTOR:Pr Elias R. de Oliveira


VIA:PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suma Teológica


Suma Teológica em PDF

Abaixo, disponibilizo o link para download da Suma Teológica, conjunto de livros escritos por São Tomás de Aquino no século XIII e que se tornou uma interpretação essencial da natureza de Deus e Jesus.


VIA: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Predestinação




"Fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11). A controvertida palavra proorizo é consistentemente dada como "predestinado" ou "preordenado." Pro significa "de antemão"; horizo, de onde vem horizonte, significa "lançar uma fronteira, marcar definitivamente, determinar." O Novo Testamento ensina que Deus decidiu alguma coisa de antemão sobre 1. sua sabedoria ou plano para salvar o homem por Cristo (1 Coríntios 2:7); 2. os acontecimentos da morte de Cristo (Atos 4:28); e 3. aqueles que seriam salvos (Romanos 8:29-30; Efésios 1:5,11).
 
Isto significa que o futuro está fixado? O homem tem livre arbítrio? Deus tem perfeito conhecimento prévio. A tensão resulta da tentativa equilibrar o propósito predeterminado e o conhecimento prévio de Deus com a resposta do homem a Deus. "O que dizem as Escrituras" (Romanos 4:3) com respeito às facetas da predestinação relatadas?
 
O homem tem livre arbítrio. Ele tem poder para escolher. Ele é posto em pé, com capacidade para escolher entre o bem e o mal, a vida ou a morte, para buscar a Deus, para querer, para vir à luz, para buscar a imortalidade, para perguntar, para buscar e bater, e para encontrar e entrar no caminho estreito que conduz à vida (Eclesiastes 7:29; Isaías 7:16; Deuteronômio 30:15; Jeremias 29:13; João 7:17; 3:21; Romanos 2:7; Mateus 7:7-8,13-14). Alguns dizem: "Não posso evitá-lo; é assim que Deus me fez. Não posso fazer nada com isso." Mas o homem podeassumir plena responsabilidade por sua vida (2 Coríntios 5:10).
Deus nunca revogou o livre arbítrio do homem, fazendo dele um pião cósmico. Faraó pecou endurecendo seu próprio coração (Êxodo 9:34; 8:15). Deus deu a Faraó oportunidades para crer, mas sabia que ele decidiria ser teimoso (7:14). O mesmo sol que derrete a cera, endurece a argila. Desde que Deus apresentou a Faraó estas circunstâncias sabendo que ele lhes resistiria, é dito que Deus endureceu o coração dele (4:21; 7:3; 9:12; 10:27; 11:10; 14:8). Assim, Deus predeterminou que ele seria glorificado pela resistência dos egípcios (6:7; 9:16; 11:9; 14:17-18). A providência de Deus pode usar as livres escolhas dos homens maus para cumprir seu propósito (Jeremias 21:1-14; 25:4-14; Isaías 10:5-7, 15; Habacuque 1:6, 12). Se o homem não obedece, não é porque foi predestinado para que não possa obedecer. É porque ele não obedece (João 5:40; 3:19-20).
 
Deus deseja que todos sejam salvos (1 Timóteo 5:24). Ele não quer que ninguém seja perdido, pois não se deleita na morte dos ímpios (2 Pedro 3:9; Ezequiel 18:32). Não sendo parcial nem arbitrário, ele ama todos os homens igualmente (Atos 10:34; Romanos 2:11; 5:8; João 3:16). Jesus morreu por todos, pois o evangelho é para todos (Hebreus 2:9; 1 João 2:2).
 
Assim, Deus não poderia ter tirado nomes de um chapéu antes da fundação do mundo e feito arbitrariamente uma lista dos que iriam para o céu ou o inferno. Seja em que lista que você estivesse, você não poderia fazer nada sobre isso??? Não, pois Deus é bom e justo (Deuteronômio 32:4)!
 
Deus sabe todas as coisas. Nada é oculto de seu infinito entendimento (Hebreus 4:13; Salmo 147:5). Sendo onisciente, ele sabe o fim desde o começo e pode, sem errar, predizer o futuro (Isaías 46:10; 41:23). Exatamente como ele faz isto está além do nosso conhecimento (Romanos 11:33). Desde que ele habita a eternidade (Isaías 57:15), ele transcende tempo e espaço, não sendo sujeito a suas limitações. Ele não tem futuro nem passado, mas somente um eterno agora, como um infinito EU SOU (Êxodo 3:14). Ele não vê o que consideramos o futuro como uma potencialidade não exercida, mas como realidade efetiva, fixada pelos resultados da livre escolha do homem dentro de seu propósito transcendente. Se você gravasse com uma filmadora de vídeo um jogo de futebol, o que você visse estaria fixado. Mas, gravando-o, você não determina a contagem final. Outros o fariam. Deus, de Seu elevado ponto de observação, vê e opera a história sem interferir com a liberdade do homem ao usá-la.
O perfeito conhecimento prévio de Deus não viola a escolha do homem. Há uma diferença entre saber uma coisa e fazer com que ela aconteça. Eu sei que John F. Kennedy foi morto em 22 de novembro de 1963. Entretanto meu conhecimento não altera um acontecimento passado. O conhecimento de Deus também se estende ao que consideramos o futuro. Ele pode prever um evento sem fazer com que aconteça. Ele chamou Ciro e Josias pelos nomes muitos anos antes deles nascerem e soube exatamente o que eles livremente fariam (Isaías 44:28-45:7; 1 Reis 13:2).
 
Se Deus experimenta os acontecimentos como o fazemos, então seria impossível predizer sempre acuradamente o futuro. Se há coisas que ele não sabe, então ele as aprenderá e se surpreenderá quando acontecerem, até mesmo no Dia do Julgamento. Se fosse assim, ele não seria imutável e onisciente! Alguns pensam que ele decide não saber algumas coisas. Mas ele teria que primeiro conhecê-las para que pudesse saber que tinha escolhido não conhecê-las (?). Deus, contudo, sabe todas as coisas de sua eterna perspectativa. Ele sabe, desde a fundação do mundo, os nomes dos que não seriam inscritos no livro da vida e, daí, os nomes que serão (Apocalipse 13:8; 17:8).
Deus tem um eterno propósito. Sua determinação eterna é um plano de salvação para o homem (1 Pedro 1:20; 1 Coríntios 2:7; Efésios 1:11). O propósito de Deus para salvar o homem será aceito por aqueles que o amam e obedecem (Romanos 8:28; Atos 10:35). "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho... e aos que predestinou, a esses também chamou" (Romanos 8:29-30). Ele sabia de antemão que alguns responderiam livremente ao seu gracioso plano. Aqui, o propósito de Deus de redenção é visto como completo, para mostrar a segurança dele. O plano de Deus é dito como sendo cumprido quando o cumprimento ainda é futuro (Gênesis 17:5; Josué 6:2; Atos 18:10). Seu propósito não pode falhar. Os homens podem escolher ser parte dele. Estes são predestinados. Você pode predestinar uma secretária determinando previamente as habilidades exigidas. Aquela que preencher sua especificação foi predestinada! Deus predeterminou que os salvos seriam somente aqueles que escolhem ser "conformes à imagem de seu Filho". Estes obedecerão ao chamado do evangelho. Esta adoção benevolente de filhos obedientes em Cristo é a predestinação: ".. nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Efésios 1:5). Estejamos encorajados, porque podemos escolher ser uma parte do eterno propósito de Deus.

Autor: W. Frank Walton

Via: Pastor João nogueira de lima

quinta-feira, 19 de abril de 2012

AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE


AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE
Blog de estudosbiblicos : Estudos Bíblicos, AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE

Texto: 2 Cor 6:1-2
1 E nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão;

2 (porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação);

INTRODUÇÃO: Tantas pessoas que fazem planos, alvos, projetos para o amanhã e eles não são alcançados, porque o amanhã não chega para elas.
 Prezado amigo, a espera para o amanhã, pode já não ser necessária; o perdão que você espera para o amanhã pode já não ser preciso; a sua volta para Deus amanhã, pode já não trazer esperança; o seu encontro com Cristo amanhã, pode já ser muito tarde.
 A sua salvação amanhã, pode já não ser necessária, porque o amanhã pode ser muito... muito tarde. Não deixe para o amanhã para receber a Jesus Cristo como o teu Salvador.

I. A REALIDADE DA MORTE - Lc 16:22
A)  O texto sagrado diz: "Morreu o pobre mendigo, morreu também o vaidoso e prepotente rico".

  1.  Todos que nascem morrem.

2.  Na genealogia Bíblica há um fato curioso: "Ela diz as pessoas viveram tantos anos e morreram"!

3.  Ao visitarmos um cemitério, podemos observar nas inscrições tumulares que: "morrem crianças, morrem jovens, morrem idosos".

B)  A morte vem para todos - o próprio Cristo experimentou o cálice da morte aqui na terra por amor a todos nós.

1. Ricos, pobres, brancos, morenos, grandes, pequenos, velhos, sábios, fortes, fracos, bons e maus todos morrerão.

2.  Exatamente por que a Bíblia diz:

    a)  "Ao homem está ordenado morrer". Hb. 9:27

b)  " Tu és pó, e ao pó tornaras". Gn. 3:9

c)  "O salário do pecado é a morte" Ro. 6:23

d)  "A alma que pecar, esta morrerá" Ez. 18:4


Amanhã pode ser muito tarde!


Ilustração: Via de regra, temos pressa para tudo neste mundo, exceto para a salvação da alma. Daí a recomendação da Bíblia: "Eis agora o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação".

      Uma vez li num site, que Perto da cachoeira do Niágara, boiava o cadáver de um bezerro que corria vagarosamente na direção do grande abismo.
 Era inverno e, uma águia faminta, subiu no bezerro morto, enterrou nele as garras possantes e, calmamente, o ia devorando.
Bezerro e águia iam sendo levados pela correnteza do rio. Navegaram... navegaram mais... mais um pouco A águia estava absorvida com sua presa gostosa e não pressentiu o perigo iminente.
Rolaram mais um pouco. A águia continuava com suas garras enterradas na presa. Já a água começava a redemoinhar rápido para precipitar-se e a águia continuava devorando a presa.
 Ali estava o grande perigo, mas ela não deu qualquer atenção. Talvez confiasse na força brutal de suas asas; já tinha levantado vôo tantas vezes; esta seria mais uma. E uma das correntes que redemoinham, arrastou o bezerro e o lançou no terrível abismo; a águia, já no perigo, tentou largar a presa, mas suas garras estavam de tal modo presas, que não conseguiu. Fez uma tentativa e fracassou; fez outra e outra e cada vez pior.
 E as águas precipitaram na morte a gigante do espaço. Morreu porque deixou para mais tarde. Morreu porque estava presa nos manjares. Morreu porque deixou para depois...

    E não é isso o que acontece com tantas pessoas com respeito à salvação da alma?
Sabem que vão morrer um dia; mas, apesar disso, não se preparam para a morte.
 Sabem que estão perdidas, mas não buscam a salvação da alma;
 sabem que estão separadas de Cristo pelo pecado, mas não tomam nenhuma providencia para uma aproximação de Deus;
 sabem que sua alma está manchada pelo pecado e que no céu não entra impureza, mas nada fazem para uma purificação;
 sabem que só Cristo salva, mas não o buscam com sinceridade.
 Sabem, finalmente, que se morrerem nas condições em que estão, irão fatalmente para o inferno, mas permanecem na indiferença, no pecado, na indecisão.
 Vão deixando para amanhã, para mais tarde, para depois, como a águia distraída a devorar sua presa, até que foi tragada pelas correntezas da morte.

 A Bíblia diz:"Eis agora o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação." 2 Coríntios 6.2.

II.   O TRISTE ESTADO DOS QUE MORREM SEM CRISTO - LC. 16:24

A)      O Rico declarou: "Estou atormentado".
1.   A Bíblia é clara quando fala no sofrimento dos que partem para o além-túmulo sem a graça da salvação em Jesus Cristo. Mat. 18:8,9
2.   A Bíblia declara que há um lugar onde os perdidos habitação para o castigo eterno. Mac. 9:43-48
3.   Ela declara que há um lugar de fogo e negrura das trevas. Judas 7,13.
a.  Lugar de choro e ranger de dentes- Mat. 8:12;
b.  Lugar de sofrimento - II Tes. 1:7-9
c.  Segundo o ensino Bíblico o inferno nunca terá fim - Judas 13; Apoc. 20:10

B) Alguns testemunhos de pessoas ímpias na hora da morte:
1.  O papa César Borgia: "Aí de mim! Estou morrendo sem estar preparado.".
2.  Gambeta: "tudo agora está perdido! Irremediavelmente perdido.".
3.   J. Brown: "É tarde! É muito tarde! Os demônios aqui estão ao meu lado.".
4.  Meus prezados, assim como há um terrível e eterno sofrimento para os ímpios que rejeitaram Cristo nesta vida;
5.   Da mesma maneira há um gozo eterno e pleno para os salvos em Cristo
II.      A NOSSA RESPONSABILIDADE PARA COM OS NOSSOS PARENTES. LUCAS 16: 27,28
A)  Deus tem alvo para toda a família:
1.    Deus mandou Noé entrar na arca com a sua família, para ser salva do dilúvio. Gn 7:1
2.    A família de Zaqueu - Lc. 19:5,9 " Hoje veia a salvação a esta casa"
3.    A família do carcereiro. Atos 16:33, etc.
4.    O rico deve ter oferecido aos seus irmãos apenas coisas materiais: festas, banquetes, finas vestes, carros bonitos, prazeres carnais, coisas passageiras e transitórias.
5.    Um dia, Deus perguntará: onde está o seu irmão? Seu Pai, seus sobrinhos, seus primos, seus queridos?
IV.     AQUI NA TERRA É O LUGAR ONDE AS PESSOAS TEM A OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO - Lucas 16:29
A)  A Bíblia diz que agora é o tempo da salvação. II Co. 6:2
    1. Os Homens criaram na sua irreverente e ignorante imaginação, outros planos de salvação depois da morte, como:Reencarnação, purgatório, batismo de mortos, salvação após a morte. Estes são conceitos criados pelos homens e por tanto não é a verdade, não salva.

2.   O rico queria que Lázaro voltasse a terra para pregar o evangelho para a sua família - a resposta de Deus. V. 26
3.    O texto deixa claro que Moisés, a Lei e os profetas, assim como os Evangelhos estão aqui na terra, e os mortos não podem voltar, isto é privilégio e dever nosso.
4.    Fica bem claro à luz da Bíblia que não há salvação depois da morte.
5.    Jesus veio em carne a este mundo, ele deixou os seus ensinos aqui, Ele morreu na cruz aqui, para que aqui o homem O aceite como Salvador e tenha a certeza da vida eterna.
V.        A FELICIDADE PARA QUEM TEM CRISTO COMO SALVADOR NESTA VIDA E NA FUTURA - Lc. 16:22,25
A)    "Foi levado pelos anjos para junto de Abraão..." "Estava consolado." (Seio de Abraão - palavra figurada que indica está com Deus no céu).
1.  A morte para o salvo é promoção, ele deixa este mundo de pecados, de lágrimas, de sofrimentos, dor para estar junto de Deus no céu que Ele tem preparado.
2.  Jesus disse que voltará e nos buscará para que estejamos juntos dele - João 14:3
3.  Paulo disse: "estou em aperto e tenho o desejo de partir e estar com Cristo." - Fl. 1:23
4.  Jesus disse para o ladrão arrependido: "hoje mesmo estará comigo no Paraíso" - Lc 23:43
5.  Jesus declarou que Lázaro estava consolado - a Bíblia declara a vida futura como de pleno consolo Ap 21.4 - no céu não há tristeza.
B)  Testemunhos de servos de Deus na hora da morte:   
1.    John Wesley: "O melhor de tudo é que Deus está comigo".
2.    Moody: "Este é o dia da minha coroação! Se isto é morrer, a morte é agradável".
3.    Estevão: "Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé à direita de Deus.".
4.    Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé, desde agora a coroa da justiça me está guardada, à qual o Senhor, me dará naquele dia.".
5.    5- Em Jesus Cristo temos a bênção da verdadeira vida - João 5:24

CONCLUSÃO: Estas reflexões colocam você diante de uma tomada de posição muito séria:
v  Na vida futura há dois lugares: céu e inferno, na vida presente há dois caminhos: o estreito e o largo. Qual é a sua escolha?
v  Lembre-se: Amanhã pode ser muito tarde!  Aceite a Jesus Cristo hoje mesmo ai onde você está!
AUTORA: ELENILDA FERNADES