"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

terça-feira, 8 de março de 2011

PÃO E CIRCO NO PAIS DO CARNAVAL !



A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Pão e Circo
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
Crise e decadência do Império Romano
Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.
Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares.

Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.
Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Está breve narrativa me faz lembrar o brasil do carnaval e do bolsa familia, a quem interessa esta festa que não é popular ao analizar de cima para baixo.
Só para os imperadores de Brasilia e do poder que alimentam a politica do circo sem pão,que de quatro em quatro anos prometem, e como os imperadores romanos deixa os nossos jovens si gladiarem e morrerem nas drogas e na violencia que dela provem,e os idosos morrerem a mingua depois de tanto implorar um melhor fim para a vida que tanto sofreu,sem esquecer de nossas crianças que estão abandonadas pelos imperadores que estão assentados nos palácios, nos poderes executivo,legislativo e judiciario.Para alimentar a midia falada escrita e televisiva que já faz parte do circo armado dos poderosos para que o povo entretido possa esquecer no seu imaginario o que de fato representa a historia que si repete como farsa, já que o filtro destas midias tem seu seu valor nomimal expressivo e dominante.A exemplo de roma: pão e circo para todos. E no brasil? O circo e o pão é para uma classe plivilégiada.Como narrou no video postado a colega jornalista.

Jornalista:João Nogueira de lima MTB0060712SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário