"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, OUÇA






Em diversas ocasiões, Jesus se dirigiu aos seus discípulos, à multidão, e fez 
uma colocação que não é muito conhecida e cumprida pela maioria dos que estão na Obra de Deus: "quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mc.4:9 e 23 e 7:16, Lc.8:8 e 14:35). Em cada uma das cartas às sete igrejas da Ásia, Jesus fez uma colocação semelhante: "quem tem ouvidos, ouça o que Espírito diz às Igrejas" (Apo. 2:7, 11, 17 e 29 e 3:6, 13 e 22).

Deus tem me dado a graça de conhecer de um modo maravilhoso a sua Graça e a sua Palavra. E a Bíblia diz que quanto mais nos for dado, mais nos será exigido (Lc.12:48), de modo que eu preciso compartilhar as revelações que tenho recebido.

É nesse particular que tenho percebido uma grande dificuldade: a maior parte dos obreiros da seara do Senhor não está disposta a ouvir. Eles querem ensinar, falar, explicar o próprio ponto de vista, e as revelações que receberam de Deus.

O que eu tenho para falar é importante. Eu sei que é importante. Deus sabe como é importante. Mas.... eu não posso deixar de ouvir quem tem algo para me falar. É uma questão de ética e educação porque é feio cortar quem está falando. Mais: não adianta tentar falar a quem não quer ouvir. Entende?

Quando uma pessoa não nos deixa falar, é porque o que ela tem a dizer é muito mais importante do que nós temos a lhe falar. Mesmo que não seja assim tão importante. Aliás, algumas vezes são bobagens, trivialidades; em raros casos, asneiras mesmo.

... então, eu fico ouvindo as colocações, explicações, histórias, "causos", idéias, pensamentos, aspirações, sonhos das pessoas a minha volta. Muitas vezes, obreiros na obra do Senhor. Não que as explicações não sejam verdade, ou não sejam importantes. Mas são coisas que EU já sei (por favor, não tome isso como ufanismo ou altivez), já conheço, já aprendi. E as colocações que eu tenho a fazer são coisas novas, revelações importantes de como as coisas funcionam no Reino de Deus.

Por que isso acontece? As explicações são muitas, os motivos são variados. Mas, no caso específico dos obreiros (bispos, pastores, presbíteros, anciãos, diáconos, e pessoas que, mesmo que não tenham sido ungidas, trabalham na e para a igreja) é uma questão de auto-afirmação. Querem mostrar, demonstrar, provar que sabem, que conhecem, que não precisam ser ensinadas, que já são mestres, conhecedoras da verdade (Rom.2:17-20).

As revelações que tenho tido da Bíblia são reconhecidas por quem me ouve. Outro dia estive na Capital. E fui convidado para ministrar a mensagem do culto, que deveria ter 02 (duas) horas de duração. O culto já começou dez minutos atrasados. E a dirigente me entregou o microfone nos últimos trinta minutos do culto. Por que fez isso? Porque acreditou que tinha coisas muito mais importantes para falar do que o mensageiro (no caso, eu). Após o culto, ela lamentou que não tivesse tido mais tempo para ministrar mais. Eu também lamento, mas o culto tinha que terminar no horário pré-determinado.

É comum que o ouvinte não concorde com as minhas colocações, e tente me convencer de que estou errado, que minha visão não é a mais adequada, ou a mais correta biblicamente.

Ministrar a palavra de Deus é uma questão de oportunidade. Se não me dão a oportunidade de falar, adianta muito pouco ou quase nada eu insistir em ensinar quem não tem sede de ouvir, de aprender, de compreender como as coisas funcionam no Reino de Deus.

A pergunta final é: o(a) amado(a) tem se colocado na posição de ouvinte, ou na posição de mestre? Tem sido cortês e cordato a ponto de ouvir o que os outros têm a dizer, ou não deixa os outros falarem?

Lembre-se: quando você não permite que outros falem, simplesmente está dizendo: "fique quieto; o que tenho para falar é muito mais importante do que você tem para falar".

FONTE: WWW.JESUSSITE.COM.BR
VIA:PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA