"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

JESUS É VIDA!


Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. I Tessalonicenses 4:13

Foi nessa última sexta-feira (17) ,e eu acabara de acordar. Antes mesmo de me dar bom-dia,minha mãe me contou que uma pessoa bem próxima da família havia falecido naquela madrugada. Aquela mulher era como uma tia de consideração para mim e meus irmãos,visto que ela e seu marido foram amigos muito próximos do meu pai ,durante muitos anos.

Recebi essa notícia com muita tristeza.Não podia ser diferente. A morte de alguém próximo é algo muito difícil de ser compreendida. Nesse caso uma mulher jovem,que em pouco tempo perdeu sua vida na batalha contra uma doença. Tudo foi muito rápido.

Pela tarde enquanto me preparava para ir até o cemitério e acompanhar o sepultamento, ouvi músicas de luto e em meio a tristeza ,compreendia que aquilo podia não ser o fim. E um pouco antes de partir,li a Palavra de Deus e orei pedindo pra que Deus fizesse com que minha ida até aquele local aonde eu encontraria muita dor,fosse algo que pudesse trazer reflexões pra mim.

Chegando ao local,muita dor. Uma de suas filhas me disse : – Ulisses,como pode alguém tão nova assim falecer… não consigo entender!

Por mais que o ser humano viva,tenho certeza que ele nunca se acostumará com o fato de existir a morte. A morte é sempre cruel, ela não respeita a idade e nem a condição financeira de alguém. Ela pode estar presente na casa dos poderosos e também dos humildes. Sempre vem sem avisar, quase sempre não há tempo pra despedida. Fica preso em nosso coração tudo aquilo que gostaríamos de dizer para aquela pessoa enquanto ela ainda pode nos ouvir.

E enquanto alguns homens desciam aquele caixão para a sepultura se ouvia gritos em alto som de uma de suas filhas ,dizendo:

- Mãe,você é o amor da minha vida! Eu te amo! Sempre vou te amar, e um dia eu quero te encontrar novamente!

…..

Em meio as pessoas, um homem se dirigiu a mim e aos poucos foi puxando assunto. Ele estava visivelmente emocionado. Ele disse pra mim que a vida era muito breve pra terminar assim daquele jeito. Comentou que sua mãe e sua irmã estavam sepultadas naquele mesmo local. E me disse que acreditava que talvez por ocasião da morte de alguma pessoa, a pessoa que acabara de morrer voltaria a viver “encarnando” em um bebê que acabara de nascer… Eu ouvi ele me dizer isso,mas sem nenhuma certeza ou alguma referência,apenas disse que achava… eu continuei em silêncio,e orei mentalmente pedindo pra que Deus revelasse a verdade aquele homem. Alguns segundos depois ele me perguntou : Você sabe o que acontece quando morremos? … E Deus me deu a oportunidade de ser usado naquele momento. Mencionei que a Bíblia. A Palavra de Deus é bem clara em relação a esse assunto , me lembrei que em I Tessalonicenses 4:16 a 18 a Bíblia esclarece :

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Após explicar aquele homem com minhas palavras que as pessoas que morreram ,mas aceitaram a mensagem de Jesus em vida, ressuscitarão no dia da Vinda DEle, aquele homem chorou, e eu o consolei ; ele me disse algo que dificilmente vou me esquecer.Falou assim - Agora eu entendo,meu filho! Existe esperança!

Deus seja louvado! Existe uma boa notícia pra todos nós. A morte não é o fim! Por causa de nossos pecados merecíamos não só morrer,mas ter o dissabor de acompanhar a morte de pessoas da nossa família,nossos amigos,as pessoas que tanto amamos… Mas Deus teve um plano. Através da morte de Seu Filho,Jesus Cristo ,Ele comprou com Sangue a vida de todos nós.

Se você está lendo essa postagem e alguma vez perdeu alguém importante,um familiar, um amigo.. lembre-se que Deus é misericordioso, e com certeza foram dadas oportunidades para esse amigo(a) aceitar as boas novas de Jesus. Não se preocupe com os que dormem. Mas hoje sim,é momento de nós os vivos aceitarmos a Palavra de Deus como guia para nossas vidas,afim de que no final de nossa jornada possamos receber a recompensa mais preciosa : a vida eterna.

AINDA QUE MORTO EM CRISTO ESTAMOS VIVOS!




Como podemos enfrentar a morte? Não devemos ter medo se Deus está conosco. A Bíblia diz em Salmos 23:4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Como é a morte? É como um sono. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..” E a Bíblia diz em João 11:11-14 “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.”
Segundo Daniel, onde dormem os mortos? A Bíblia diz em Daniel 12:2 “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”
Sabem os mortos algo? A Bíblia diz em Eclesiastes 9:5-6, 10 “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
Mas a morte não é o fim. A Bíblia diz em Isaías 26:19 “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair.”
Que promete Jesus aos que morrem ? A Bíblia diz em Oséias 13:14 “Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”
O poder da ressurreicção vem de Cristo. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:21-22 “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”
Por que que Deus deu o Seu Filho ao mundo? A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ambos os justos e os impios serão ressuscitados. A Bíblia diz em João 5:28-29 “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Os justos serão ressuscitados na Segunda Vinda de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”
Que acontecerá depois da ressurreição? A Bíblia diz em Filipenses 3:20-21 “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.”
Por quanto tempo viveram os justos ressuscitados? A Bíblia diz em Lucas 20:36 “Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”
Quanto tempo têm que esperar os impíos depois da primeira ressurreicção para que eles mesmos sejam ressuscitados? A Bíblia diz em Apocalipse 20:4-5 “E eles [os justos] reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem.).”
Qual é o destino dos impíos? A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “Mas desceu fogo do céu, e os devorou.”
Quem são os impíos? A Bíblia diz em Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.”

VIA:PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA