"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Voce conhece a Bondade e a Severidade de Deus?



Deus é Bom mais é Severo - Salmo 107


Bondade e Severidade de Deus

Texto Bíblico – Romanos 11;22
“Considera, pois a bondade e a severidade de Deus; para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a benignidade”.

Paulo está escrevendo essa carta aos Cristãos de Roma que eles não deviam contar apenas com a bondade de Deus, nem com sua severidade, mas considerar ambas em conjunto.
As duas são atributos do caráter de Deus.

O Apostolo estava explicando a relação entre judeu e gentio no plano de Deus Paulo estava recordando aos gentios que Deus havia rejeitado a grande massa de judeus por causa da incredulidade, e nessa mesma época levava muitos pagãos a fé salvadora. 3 tragédias aconteceu a Israel- v11caiu, v12 foi abatido,v15 foi rejeitado

No Salmo 107 encontramos a exposição clássica da bondade de Deus.
Neste salmo nos convida a “dar graça a Deus porque ele é bom”.
Neste salmo o salmista tira conclusões das antigas experiência de Israel, no cativeiro.

Ele dá 4 exemplos de como o homem “ na sua angustia clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações”. V 6,13,19,28.

1) “A Primeira experiência que eles tiveram da bondade de Deus é; Deus v2 livrando os indefesos de seus inimigos e tirando-os da aridez do deserto para conduzi-los a um lar”.
V2-6
2) A Segunda experiência que eles tiveram da bondade de Deus é; é Deus livrando das v14“trevas das sombras da morte” aquele que por sua rebeldia contra Ele haviam sido levados pelo próprio Deus a essa condição.
V7-15

3) A Terceira experiência que eles tiveram da bondade de Deus é; Deus curando as doenças daqueles v17“tolos” que Ele próprio havia punido por causa da sua negligencia para com Ele.
V16-21

4) A Quarta experiência que eles tiveram da bondade de Deus é; Deus protegendo os viajantes quando acalmou a tempestade que poderia afundar seus navios.
22-31

Cada um desses episódios ter mina com este refrão v 8,15.21.31 “ Rendam graças ao Senhor pela sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens”.
O Salmo todo é um panorama majestoso da atuação da bondade divina.

O Que dizer então sobre a severidade de Deus?
A palavra que Paulo usa significa “cortar fora”, que demonstra a retirada decisiva da sua bondade daqueles que havia rejeitado.
O Ato da severidade de Deus citado por Paulo Romanos 11:20-21 foi de Deus rejeitar a Israel como um todo, cortando-o da sua oliveira da qual eles eram o ramo natural, porque não creram no evangelho de Jesus Cristo. Vamos ler.
Assim eles rejeitaram a bondade de Deus - veja
“Pela sua incredulidade foram quebrados; tu, porém, mediante a fé estás firme. Não te ensoberbeça, mas teme. Porque se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará”.

O que Paulo está mostrando aqui é que por detrás de toda bondade divina encontra-se uma ameaça de severidade no julgamento, se essa bondade for desprezada.

Se não deixarmos que essa bondade nos conduza a Deus com gratidão e amor, seremos os únicos culpados quando Deus se voltar contra nós.

Paulo está mostrando que a bondade de Deus é que conduz cada um de nós ao arrependimento.
Veja isso Romanos 2:1-5
“ Pois tu, que julgas, fazes o mesmo”
Paulo está mostrando que Deus tem suportando as nossas faltas, que nós consideramos dignas do nosso julgamento quando vemos essas mesmas faltas nos outros.

Os mesmos defeitos que você tem você não suportam vêem-nos outros e por isso você os julga.
Paulo está mostrando que nós deveríamos se muito mais humilde e agradecido.

Enquanto você estiver criticando os outros e deixar de voltar-se para Deus, você está desprezando a riqueza da sua bondade e tolerância e longanimidade.
Todos aqueles que negam de responder a bondade de Deus com arrependimento, fé, confiança e submissão, verá a bondade de Deus sendo retirada.

Dessa linha de pensamento poderemos tirar três lições:

1) Lição - Devemos ser grato sempre pela bondade de Deus.
- Conta suas bênçãos.
- Não despreze a Bíblia ou seja o Evangelho de Cristo, sendo negligente.
A Bíblia nos mostra um salvador que sofreu e morreu para que pudéssemos ser alcançado pela bondade de Deus, pense nisso diariamente.
Faça a pergunta do salmista Salmo 116:12 “Que darei ao Senhor por todos os benefícios para comigo”?

2) Lição – Agradeça sempre a Deus pela sua paciência.2 Pedro 3:9 Salmo103:8
- Pense como Ele o tem suportado e ainda continua fazendo.
Ele poderia ter te rejeitado pela sua maneira de viver.
- Peça a Deus auxilio para imitá-lo em seu relacionamento com os outros e procure não provocar mais sua paciência.

3) Lição – agradeça a Deus pela sua disciplina. Salmo 89:30-35
Ele é quem o sustenta e também tudo aquilo que o cerca.
É Deus que controla tudo neste mundo, cada refeição, prazer, possessão, cada manha de sol, ou noite de sono, cada momento de saúde e segurança, tudo o que sustenta e enriquece a vida é uma dádiva de Divida. 

FONTE:http://www.ministerioanunciai.com.br/index.php