"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

domingo, 5 de janeiro de 2014

Novo e Vivo Caminho

Porque novo e vivo caminho? Em (Hebreus 10: 19 a 23) está escrito: “Tendo pois irmãos, ousadia para entrar no Santuário pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne. E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração e inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água limpa...”

No Antigo Testamento, os cerimoniais das ofertas e holocaustos eram realizados pelo sacerdote e no lugar santíssimo só o sumo sacerdote poderia entrar uma vez por ano e com sangue do holocausto sem o que a pessoa morreria imediatamente após a entrada naquele lugar. Esse era o lugar Santíssimo de onde Deus falava, mas muito restrita era a entrada ali.

Com a morte de Jesus Cristo o véu que separava o lugar Santo do Santíssimo foi rasgado e a entrada ficou livre para o ser humano e o autor da epístola nos incita a entrar com ousadia, porém, existem exigências e normas para entrar nesse lugar que é a presença de Deus. Hoje não se pode entrar ali com sangue de aves ou animais, porque Cristo morreu por nós e só o Seu sangue nos garante entrada franca. Disse Jesus: “Eu sou o caminho... quem entrar por mim salvar-se-á”. É só por Jesus e por mais ninguém que podemos ir a presença de Deus. Jesus disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Jesus ao voltar ao céu disse que enviaria o Consolador para estar conosco e nos guiar (completa proteção). Hoje, porém, e infelizmente tem aparecido tantos salva-pátria que se enveredam pela política com promessas de defender a Igreja, mas as exigências para entrar na presença de Deus ainda existem, temos que ser separados do mundo, ou seja, viver no mundo e não se envolver com ele, sem santidade nuca poderemos entrar no santíssimo. Veja hoje até as Igrejas se envolvem na política procurando o que? Proteção? Amparo? E o Espírito Santo não resolve mais nada? E o que Cristo prometeu? Não está mais conosco? Leia os jornais do país e veja como andam os políticos, pode ali ter santidade? O lugar continua sendo santíssimo, isto é, a presença de Deus e alguém estando envolvido nesses meios pode haver santidade? Precisa a Igreja de políticos para sobreviver? E o poder de Deus acabou? Não dá pra combinar, todas as vezes que a Igreja se envolveu com política ou a política se envolveu com a Igreja, a Igreja só perdeu, é só lembrar o que aconteceu em Roma com Constantino, o político que se envolveu com a Igreja e a Igreja com ele.

Precisamos sim é ter uma vida afastada do mundo e suas concupiscência, vivermos separados como Deus exigiu de Israel e exige de nós. Diante dessa miscelânea que se vê, deixe tudo de lado, entre no Santíssimo e creia em Cristo, leia a Bíblia e afaste-se disso. 
Pr. Ismar Vieira Malta