"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

terça-feira, 15 de maio de 2012

Finanças na Bíblia - Introdução


Como ganhar dinheiro, como poupar, como gastar e como doar tempo, talento e dinheiro. Esses quatro princípios de finanças são os que os guias de Educação Financeira elaborados por especialistas em finanças da nossa sociedade colocam como principais.

Finanças na BíbliaA Palavra de Deus também aborda esses quatro princípios, entre muitos outros, mas quando olhamos atentamente para a Bíblia, percebemos que há princípios muito mais importantes e relevantes do que esses, os quais precisamos compreender adequadamente se quisermos honrar ao Senhor na área de finanças e bens materiais.
Lembre-se que a principal diferença entre o que a sociedade ensina e o que a Bíblia ensina é a questão de perspectiva. Enquanto a sociedade focaliza o tempo presente neste mundo, a perspectiva bíblica é a Eternidade. Portanto, lembre-se de viver na Perspectiva da Eternidade.
"Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Lucas 12:15.
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça..." Mt 6:33.
"Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas". Cl 3:2.
Nos tópicos disponibilizados aqui você encontra os principais princípios bíblicos de finanças. Leia, medite, verifique os versículos bíblicos e peça para que Deus o auxilie a compreender a Sua Palavra, para que você se torne um Mordomo Fiel dos bens e do dinheiro que Deus te conceder para honrá-lo em tudo e cumprir o propósito que Ele tem para você.

  • Escala de Valores

    Marcos E. Fink
    Quais são suas prioridades? Quais são, de fato, os valores mais importantes para você? Qual é a sua Escala de Valores?
    Qual é a sua Escala de Valores?Veja, a seguir, alguns valores essencialmente importantes, conforme a Bíblia:
    Deus (1Cr 29:11-12; Sl 40:4; Sl 90:1-2; Lc 12:20-21)
    Jesus Cristo (Jo 14:6; At 4:11-12; Fp 2:5-11;
    Cl 1:15-20)
    O Reino de Deus (Mt 6:33; Mt 13:44-46)
    A Fé (Hb 11:6; 1Tm 6:17)
    A Alma (Mc 8:36)
    As Pessoas (Mt 9:35-36)
    A Família (Mt 19:4-6; Hb 13:4; 1Tm 5:8)
    A Sabedoria (Pv 16:16; Pv 3:13-26; Pv 4:1-27)
    Reputação e Boa Estima (Pv 22:1)
    Honestidade e Caráter (Pv 28:6; Sl 15)
    A lista acima não é exaustiva e também não está ordenada definitivamente, mas, certamente, de acordo com a Bíblia, esses valores têm precedência aos valores que a nossa sociedade põe em evidência, como:
    Dinheiro
    Poder
    Sucesso Profissional
    Popularidade e Fama
    Prazeres
    Diariamente estamos envolvidos em conflitos de valores. Isso acontece com você? Creio que sim. Por isso, é necessário definir firmemente a sua Escala de Valores, para não titubear quando você estiver frente a frente com um conflito de valores.
    Senão, é mais provável que você faça a escolha errada, optando pelos valores mundanos e carnais em detrimento dos valores eternos e espirituais... Pense nisso!
    Qual é a sua Escala de Valores?
    "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" Rm 12:2.
    "Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo" Cl 2:8.
    "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" 1Jo 2:15-17.

    Você quer ficar Rico?

    Marcos E. Fink
    Veja este relato contido no livro Saia da Crise Financeira com a Ajuda de Deus, Lecio Dornas, MK Editora, Pág 64-65:
    Joseph Adriwich descreve em seu livro 'Série Fashion', editado nos Estados Unidos em 1983, o retrato de gente que investe errado na vida.
    Em 1923, reuniram-se no Edward Palace Hotel, em Chicago, os dez empresários mais bem-sucedidos do mundo. Eram eles o presidente de uma grande companhia de aço, o presidente do National City Bank, o presidente de uma grande companhia de aparelhos elétricos, o presidente de uma companhia de gás, o presidente do New York Stock, um grande especulador de trigo, um membro do gabinete do presidente da República, o diretor do maior monopólio do mundo, o líder da Wall Street e o presidente do Bank of International Starly.
    Vinte e cinco anos mais tarde, em 1948, eis o que havia acontecido com oito deles: o presidente de uma grande companhia de aparelhos elétricos morreu como fugitivo da justiça, sem dinheiro e em terra estrangeira; o presidente de uma companhia de gás ficou completamente louco; o presidente no New York Stock esteve preso, mas foi solto da penitenciária; o grande especulador de trigo morreu no estrangeiro, falido; o membro do gabinete do presidente da República teve a sua pena diminuída para poder morrer em casa; e outros três tiveram o mesmo fim, suicidando-se.
    Isso não é nenhuma alegoria. Isso é literatura séria, é fato histórico.
    Você quer ficar Rico?Talvez não fosse necessário relatar uma história do século passado para perceber que a riqueza é um alicerce inconfiável, pois bastaria citar algumas das últimas notícias de escândalos de corrupção que vemos toda semana na mídia, ou lembrar de pessoas que ficaram famosas recentemente por coisas incríveis que fizeram por causa de riquezas. Mas, com isso em mente, podemos perceber mais facilmente o quanto o texto de 1Timóteo 6:9-10 é verdadeiro e extremamente atual: "Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos" 1Tm 6:9-10.
    Você acha que buscar riquezas é um objetivo nobre para a sua vida?
    No último trecho do versículo 10, Paulo está dizendo que crentes desviaram da fé porque cobiçaram o dinheiro. O que fazer para não cair na tentação de querer ficar rico e colocar o coração nisso? Veja a orientação que Paulo dá a Timóteo no versículo 11: "Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso [o desejo de ficar rico] e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão" 1Tm 6:11.
    Mesmo as riquezas adquiridas honestamente não garantem coisa alguma e são completamente vulneráveis. Por mais que elas proporcionem uma sensação de segurança, é uma sensação falsa. "Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu" Pv 23:4-5. "Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus..." 1Tm 6:17.
    É importante esclarecer que ser rico não é pecado, e, de fato, há muitas pessoas ricas piedosas e tementes a Deus, mas a Bíblia alerta veementemente que colocar a busca por riquezas como prioridade da vida leva a um caminho de afastamento de Deus. "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" Mt 6:24. Veja também Ec 5:10-15; Mc 4:18-19; Lucas 12:15 e Hb 13:5. Colocar a esperança no dinheiro também é tolice (Pv 11:4; Pv 23:4-5 e 1Tm 6:17). Compreender isso é básico para lidar com o dinheiro da maneira de Deus. Ele não quer que vivamos em função do dinheiro, mas sim, que usemos o dinheiro sendo mordomos fiéis que honram ao Senhor e que cumprem a Sua vontade.


    Deus é o Dono do Universo

    Marcos E. Fink
    Deus é o Dono do Universo"O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo" (Ec 5:15).
    "... nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar" 1Tm 6:7.
    Quanto dinheiro você tinha quando nasceu? Há algum bem material que você poderá levar quando morrer? Antes de você nascer, de quem era aquilo que você 'possui' hoje? E, depois que você morrer, com quem isso ficará?
    Deu para entender? De fato, você não é dono de nada. Até a matéria que constitui o seu corpo não é realmente sua. Então, quem é o dono?
    "Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos" 1Cr 29:11-12.
    "Tanto a prata quanto o ouro me pertencem, declara o SENHOR dos Exércitos" Ag 2:8.
    Além disso, quem está no controle das pessoas e das circunstâncias?
    "Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses. O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas" Sl 135:5-6.
    "De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar" At 17:26.
    Você reconhece que Deus é o dono de tudo o que existe e que Ele está no absoluto controle de tudo o que acontece?

    Nunca esqueça:

    "Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor" Pv 21:30.

    O Mordomo Fiel

    Marcos E. Fink
    Deus é o Criador do Universo!"Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser" Jr 27:5.
    Deus criou todas as coisas e é o dono de tudo o que existe. Durante o período de nossa vida, ele coloca aos nossos cuidados dinheiro e bens, segundo a sua vontade, para que as nossas necessidades sejam supridas e para que possamos cumprir o seu propósito em nossas vidas. Ele também nos deu a responsabilidade de administrarmos fielmente tudo o que Ele criou (Gn 1:26), deixando-nos princípios para que pudéssemos cumprir diligentemente estas responsabilidades.
    Por causa do pecado, as pessoas "trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre" (Rm 1:25). Este versículo explica porque é tão difícil lidar com as posses materiais de modo a agradar a Deus.
    O cristão autêntico, que verdadeiramente deseja ser um discípulo de Jesus e que adora somente a Deus, realmente pode, auxiliado pelo Espírito Santo, se tornar um mordomo (ou administrador) fiel do dinheiro e das posses materiais, "digno de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio" (Lc 16:11a).
    Veja as principais responsabilidades do Mordomo Fiel:
    "Muito bem, servo bom e fiel;
    foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei:
    entra no gozo do teu senhor". Mt 25:21



FONTE: http://www.ganancia.com.br/index.php?id=156

AUTOR: Marcos E. Fink

VIA: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA

Vida Bem Sucedida



Vida Bem SucedidaSe eu cumprir o propósito de Deus em minha vida, é certo que ela será bem sucedida.
Memorize:
"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia". 2 Timóteo 4.7-8a
Também publicado no Diário de Hora Silenciosa 2009, Semana 52, Clubes Bíblicos Palavra da Vida (clubesbiblicos.com.br).
Domingo - Texto Bíblico: Lucas 12.15; Eclesiastes 5.10
Comentário para ajudar a reflexão:
Nunca encontrei uma pessoa que buscasse o fracasso. Normalmente as pessoas traçam planos e estabelecem alvos para obter sucesso. Você quer ter sucesso? Quer uma vida bem-sucedida? Qual é a sua ambição? Será que fama, poder, um curso universitário, uma carreira profissional promissora ou ganhar muito dinheiro podem garantir o sucesso? Na verdade, isso depende de quais critérios vamos utilizar para medir o sucesso. A questão é a seguinte: queremos uma vida de sucesso seguindo os padrões deste mundo ou uma vida bem-sucedida aos olhos de Deus? Segundo os versículos de hoje, o dinheiro e os bens materiais são uma boa medida de sucesso? Por quê? Nesta semana vamos analisar a vida de duas pessoas da Bíblia e aprender como ter uma vida bem-sucedida diante de Deus.

Segunda - Texto Bíblico: João 4.34; 6.38
Comentário para ajudar a reflexão:
Jesus teve uma vida bem-sucedida? Se alguém teve uma vida realmente bem-sucedida diante de Deus, esse foi Jesus. Então, se quisermos ter uma vida bem-sucedida, precisamos olhar primeiramente para Ele. O que era mais importante para Jesus: ter conforto, comer bem, viajar, ser popular e ganhar muito dinheiro ou cumprir o propósito de Deus? Os versículos de hoje nos dizem o que era realmente importante para Ele. Note que o Mestre não tinha nem onde reclinar a cabeça (Lc 9.58) e nunca ganhou muito dinheiro. Leia também Marcos 10.45. Jesus sabia qual era o propósito de Deus para a sua vida? Se você observar com atenção os evangelhos, perceberá que tudo o que Jesus falava e fazia era coerente com o propósito de Deus. E você? Tem buscado compreender e cumprir o propósito de Deus para sua vida?

Terça - Texto Bíblico: Atos 9.1-19
Comentário para ajudar a reflexão:
Em Atos 9 temos o relato da conversão de Saulo. O que ele fazia antes da sua conversão (vv. 1-2)? Qual era a reputação de Saulo entre os crentes (vv. 13-14)? Ele era um perseguidor de crentes, mas no caminho a Damasco, a graça de Deus o alcançou e ele teve a sua vida transformada. E já foi logo informado qual seria o propósito para sua vida desse ponto em diante. Que propósito era esse (vv. 15-17)? Agora, ao invés de perseguir cristãos, Saulo tinha a incumbência de proclamar a mensagem do evangelho. Ele ficou sabendo também que não seria nada fácil cumprir esse propósito. Iria enfrentar muitos desafios e sofrimentos. Você gostaria de receber uma missão assim? Tem alguma área em que você não esteja obedecendo a Deus por que acha muito difícil? Hoje, peça para um amigo que ore por você sobre essa questão.

Quarta - Texto Bíblico: Atos 20.22-27
Comentário para ajudar a reflexão:
Saulo, posteriormente, passou a ser chamado de Paulo. No texto de hoje percebemos que ele foi obediente às ordens que recebeu do Senhor. Compare os versos 23-24 com Atos 9.15-16 que lemos ontem. O que Paulo poderia esperar em todas as cidades onde ele teria de ir (v. 23)? Mas o que era realmente importante para ele (v. 24b)? Que exemplo para nós é a vida de Paulo! Por onde ele passava, pregava o evangelho (v. 25-27), que era o propósito para o qual tinha sido chamado. E tem mais: além de abrir mão de conforto, família e da possibilidade de obter prosperidade material, ele estava disposto a abrir mão da própria vida (v. 24a). Hoje, aliste o que você considera importante em sua vida. Você está disposto a abrir mão disso para cumprir o propósito de Deus?

Quinta - Texto Bíblico: 2 Timóteo 4.6-8
Comentário para ajudar a reflexão:
Conheci um homem muito rico. Ele era admirado por tudo o que obteve em sua brilhante carreira profissional, mas especialmente por que ganhou muito dinheiro e, com isso, pôde adquirir muitas propriedades. De que valeu isso? Algum tempo depois, alguém me disse que este homem estava entrando na justiça contra a sua filha para poder ver a neta. O “sucesso” trouxe muitos problemas para a sua família. Será que esse homem teve realmente uma vida bem-sucedida? Quanto a Paulo, o texto de hoje nos mostra o que ele disse próximo ao final da sua vida. O que ele disse (v. 7)? Qual seria sua recompensa (v. 8)? Não é motivador? Você também gostaria de dizer, ao final da sua vida, palavras como as de Paulo? Então, “combata o bom combate e guarde a fé”. Obedeça a Deus e entregue-se a Ele em oração.

Sexta - Texto Bíblico: João 19.30b
Comentário para ajudar a reflexão:
Como já dissemos anteriormente, os evangelhos nos mostram que tudo o que Jesus falou e realizou tinha plena coerência com o propósito de Deus para sua vida aqui na terra, inclusive Seu sofrimento e Sua morte estavam dentro desse propósito e Jesus o cumpriu fielmente. Por isso, imediatamente antes de morrer, ele disse: “Está consumado”. Ou seja, Jesus estava dizendo que havia cumprido tudo o que Deus tinha preparado para que ele cumprisse. Você quer ter uma vida bem-sucedida diante de Deus assim como Jesus teve? Você está atento ao que Deus tem preparado para a sua vida, ou você está correndo atrás do sucesso que o mundo oferece? Vale à pena correr atrás das coisas deste mundo? Avalie sinceramente a sua vida e tome uma decisão sobre isso hoje, diante de Deus.

Sábado - Texto Bíblico: Mateus 22.37-40; 28.18-20
Comentário para ajudar a reflexão:
Mas como posso saber qual é o propósito de Deus para a minha vida? Os textos de hoje ajudam a esclarecer essa questão. Devemos obedecer ao Maior Mandamento (Mt 22.37-40) e à Grande Comissão (Mt 28.18-20). Podemos também ter a certeza de que Deus vai nos mostrar claramente as tarefas específicas que Ele tem para cada um de nós quando tememos a Ele (Sl 25.12), confiamos plenamente nEle (Pv 3.5-6) e obedecemos à Sua palavra (Sl 119.105). Compreendendo isso, não colocaremos mais o dinheiro ou a carreira profissional como prioridade, mas usaremos essas coisas como ferramentas ou meios para cumprir o que Deus quer de nós. Ore a Deus constantemente pedindo sabedoria e discernimento para compreender e cumprir a Sua vontade. Converse sobre o tema dessa semana com o seu líder ou com o seu pastor.

FONTE: http://www.ganancia.com.br/index.php?id=179 

Devocionais por Marcos E. Fink

VIA:PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA



A VERDADE LIBERTA.


Consequência da verdade!


Leon Tolstoi, um dos maiores escritores de todos os tempos, escreveu: “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Ele não estava se referindo a Cristo como a verdade que liberta, mas ilustra bem que a verdade nos dá liberdade. Sozinhos, nós não conseguimos encontrar a verdade. Foi necessário que Jesus, a verdade, viesse ao nosso encontro e se revelasse.

Mas do que fomos libertados? Mesmo tendo Jesus como nosso Salvador, continuamos sendo pecadores. Será que ainda somos escravos do pecado? Pecamos por fraqueza, sim, mas através de Cristo fomos libertados da culpa pelos nossos pecados. Não somos mais escravos condenados à morte eterna, mas pela verdade fomos libertados para uma vida plena e eterna.

Você conhece a Cristo? Confia nele? Se a resposta for sim, então você conhece a verdade. Somente através de Cristo é que há liberdade, pois foi o sangue dele derramado por nós que nos trouxe paz, perdão e salvação
.
Deus quer que você viva esta liberdade. É claro que a liberdade nos traz responsabilidades. É natural na vida do cristão o amor ao próximo, pois o cristão é grato a Deus e esta gratidão se demonstra em atitudes. A liberdade que habita em nosso coração é que nos faz amar ao próximo, pois ela nos enche de paz e alegria que, naturalmente, são transmitidos às pessoas ao nosso redor. Quer viver em liberdade? Em Cristo, e só nele, isso é possível e é muito bom.
Reverendo Waldemar Garcia Júnior 

FONTE:http://igrejaluteranavr.blogspot.com.br/2011/03/consequencia
-da-verdade.html
VIA:PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA