"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Mensagem para Laodicéia

APOCALIPSE 3:14 a 22

O nome Laodicéia significa POVO REINANTE: era uma IGREJA ARROGANTE, governada pelos seus membros.
A cidade de Laodicéia era um centro comercial importante, famoso por causa da sua linda lã negra, que era tecida e usada para fazer roupas finas e caras. Havia também uma escola de medicina ligada ao templo de Esculápio, cujos médicos preparavam um pó frígio famoso para a cura de infecções oculares, usado em forma de colírio. Seus moradores, entre os quais havia uma grande colônia judia, haviam reunido consideráveis fortunas, e se orgulhavam de sua cidade que se tornara também em um grande centro financeiro. Seu grande problema era o suprimento de água: suas próprias fontes produziam água geralmente muito quente e poluída, que não se podia beber; construíram então canais de pedra para trazer água da cidade vizinha, Heliópolis, mas a água chegava ainda morna, tendo que ser esfriada antes de se poder beber.
O Senhor Jesus se identifica como:
  • Amém (que, em hebraico, significa aquilo que é firme e verdadeiro): todas as promessas feitas no Velho Testamento concernentes ao Messias foram cumpridas através de Cristo Jesus.
  • Testemunha fiel e verdadeira: ele é o Profeta, a Palavra de Deus, o Verbo.
  • Princípio da criação de Deus: princípio é a tradução de uma palavra grega que significa origem, ou causa, portanto a criação de Deus foi originada por Ele (Colossenses 1:16).
A igreja de Laodicéia foi repreendida por ser inútil: como a água que vinha para a cidade, era nauseante, sendo nem quente (curativa) nem fria (refrescante). Era composta de gente que se dizia cristã, mas não pertencia a Cristo, portanto Ele estava pronto a repudiá-la. Como os outros cidadãos dessa cidade, eles se orgulhavam de ser ricos e abastados, auto-suficientes, não carecendo de nada; mas na realidade eles eram espiritualmente infelizes, necessitados, cegos, nus (como todos os incrédulos).
Só o Senhor Jesus pode vender, gratuitamente (Isaías 55:1), ouro espiritual refinado pelo fogo (a fé genuína conforme 1 Pedro 1:7), para que possam se tornar ricos (recebendo a vida eterna e bênçãos divinas), vestiduras brancas (a justiça de Cristo, boas obras), e colírio para dar visão espiritual (João 9:39).
Ele repreende e disciplina aos que ama: é um privilégio dos que pertencem a Ele, do qual os da igreja de Laodicéia evidentemente não estavam desfrutando. Competia à igreja, particularmente sua direção, ser zelosa e arrepender-se.
Há ainda um apelo para cada um individualmente: quem lhe der acolhida, gozará da Sua comunhão. A comunhão com Cristo não pode ser dada (ou tirada) pela igreja, sendo uma posição que só pode ser tomada individualmente entre Ele e cada crente.
Laodicéia é típica da maioria das igrejas que se chamam cristãs em nosso tempo, desde a segunda guerra mundial. Regra geral, consideram-se ricas e auto-suficientes, estão bem equipadas com edifícios e recursos humanos e materiais, e têm poder político e econômico.
São, no entanto, governadas por homens ao invés de o serem pela Palavra de Deus: seus líderes são, na maioria das vezes, eleitos democraticamente, conforme as preferências dos seus membros (2 Timóteo 4:3-4), ao invés de se reconhecerem aqueles que têm as necessárias qualidades espirituais (1 Timóteo 3, Tito 1) como dons de Deus para a igreja (Efésios 4:11-12).
São inúteis para o Senhor porque não pregam o seu Evangelho, nem almejam manter-se imaculados do mundo (Tiago 1:27) estando conseqüentemente conformados com ele. São cegos com relação às coisas espirituais, sem discernimento, sem esperança quanto à vida eterna, e não aguardam o retorno de Cristo (2 Pedro 2:1-22, 3:3-4).
Cada pessoa dentro dessas igrejas ainda tem a oportunidade de receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. A comunhão resultante (ceia) nos lembra a ceia das bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7-10), e pode ser vista como confirmação do fato que Ele virá para os seus durante este período, simbolizado pela carta ao anjo da última das sete igrejas.
Ao vencedor, o verdadeiro crente, será dado o privilégio de participar do poder e da glória de Cristo, tão certamente quanto Ele está agora no céu participando do poder e da glória do Pai.

R David Jones

FONTE: http://www.bible-facts.info