"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

sábado, 9 de julho de 2011

Davi, homem segundo o coração de Deus?

O profeta Samuel e David


Como pastor, não poucas vezes fui perguntado por membros de igrejas sobre o fato de ter sido Davi um homem "segundo o coração de Deus". Como explicar que um personagem da Bíblia, que entre outros pecados, tenha adulterado e mandado matar o esposo daquela com a qual se envolveu, seja chamado por Deus de "homem segundo o meu coração. " (I Samuel 13.14 e Atos 13.22). Esta é uma situação intrigante para muitos e que não sendo bem explicada pode gerar algumas dúvidas. Buscaremos então algum entendimento sobre o assunto.

Primeiramente devemos levar em conta quando e como Deus disse tal coisa. Nos dois textos Deus estava tratando com a nesciedade de Saul e através de Samuel informou-lhe que já havia escolhido para o reinado de Israel um homem que Lhe agradava, referindo-se a Davi.

Neste caso, a frase "segundo o meu coração" significava um homem que se enquadrasse nos requisitos de Deus para o exercício da função real. Deus sabia que Davi era este homem, pois conhecia o seu coração, sua disposição e sua personalidade.

Mas, que requisitos seriam estes, que mesmo tendo-os Davi ainda estaria sujeito às quedas que mais tarde sofreria?

O Salmo 51 mostra-nos um deles. Ali vemos que Davi não era hipócrita.Ou seja, conhecia suas falhas e limitações, sabia quando e o quanto desagradava a Deus com suas transgressões (vs. 1 e 3) Neste processo de reconhecimento da própria miserabilidade, humilhava-se diante do Todo-Poderoso em busca da misericórdia que lhe trouxesse purificação (v. 7). Foi na sua sinceridade que Davi disse a Nata: "Pequei contra o Senhor" (I Samuel 12.13a). E esta confissão foi tão profundamente sincera (embora o texto a simplifique) que o profeta imediatamente replicou: "também o senhor te perdoou do teu pecado; não morrerás." [Grifo do autor] (para os menos avisados vale lembrar que não obstante o perdão as conseqüências daquele pecado foram terríveis para Davi).

Além da sinceridade Davi tinha características de quem adorava a Deus, não somente nos momentos específicos de culto, mas também na prática da vida.

Duas situações vivenciadas por ele demonstram esta característica e nos chamam a atenção de forma especial. A primeira se encontra em II Samuel 23.14-18. Os tempos eram de guerra e os filisteus acampavam-se em Belém, enquanto Davi estava numa fortaleza. Ali desejou até à alma, "beber água do poço junto à porta de Belém" (v.15). Certamente tratava-se da melhor água das redondezas, com a qual se saciara inúmeras vezes. Sabendo do desejo do rei três oficiais atravessaram arriscadamente o acampamento inimigo e sorrateiramente colheram da água, trazendo-a até Davi. Mas ao invés de bebê-la o "homem segundo o coração de Deus" preferiu derramá-la no chão "como libação ao Senhor" (v.16).

Mais tarde Davi passa por outra experiência magnífica (II Samuel 24.18-24) que ilustra muito bem o seu caráter, demonstrando o valor que tinha para ele uma oferta ao Senhor, nos ensinando "um princípio importante de contribuição sacrificial" (Charles Caldwell Ryrie, Bíblia Anotada).

Davi fora instruído a levantar um altar ao Senhor numas terras particulares. Ao chegar com sua comitiva ao lugar onde deveria ser construído o altar, foi recebido por Araúna, o proprietário, com todas as honras de um rei. Quando soube do motivo da visita real, Araúna não somente ofereceu gratuitamente o terreno, como também os animais, madeira e todo o material necessário para o holocausto. O verso 24 diz que o "homem segundo o coração de Deus" rejeitou a proposta e insistindo em pagar o preço de mercado, explicou: "não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. " [Grifo do autor]

Não é novidade nenhuma para nós que na Sua onisciência, Deus sabia que Davi iria cometer aquele horrível pecado, mas por conhecer o coração do rei, sabia também que se arrependeria amargamente e voltaria como um filho amado ao colo do Pai.

Conforme vimos este arrependimento ocorreu e nos últimos dias de Davi, Deus o aponta como referencial de conduta agradável aos seus olhos. Em I Reis 11.38, quando fala com Jeroboão através do profeta Aías, Deus cita Davi como alguém que andou pelos Seus caminhos, fez o que era reto aos Seus olhos, guardando os Seus estatutos e os Seus mandamentos.

É assim que acontece com qualquer um de nós. Pecamos, nos arrependemos e Deus perdoa. Quando Ele perdoa, esquece (Jeremias 31.34b e Isaias38.17). E não somente esquece, mas aponta-nos como referencial de testemunho e conduta. 


AUTOR: Nelson Gervoni é pastor evangélico, membro da Assembléia de Deus em Limiera-SP e responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Curricular na Faetad - Faculdade de Educação Teológica das Assembléias de Deus, Campinas-SP.

FONTE :http://www.adribeiraopreto.com.br

VIA: PASTOR JOÃO NOGUEIRA DE LIMA