"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

“Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho ...col.3:9


O que é mentira? Mentira é afirmação inverídica, engano propositado e etc.

A recomendação da Palavra de Deus é falar a verdade e, por conseguinte não mentir. Examine o que diz em, (Zacarias 8:16) “Eis as coisas que deveis fazer: falai verdade cada um com o seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas”. Para os que  mentem também tem recomendações, (Efésios 4:25) “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros”.

A mentira causa prejuízo, dissabores, e até tragédias. A primeira vez que o homem aceitou um engano, isto é, concordou com uma mentira foi no Jardim do Édem, veja; Deus havia dito para Adão e Eva que não comesse da arvore da ciência do bem e do mal porque morreriam, satanás através de uma serpente mentiu, enganando o casal que comendo da arvore caíram em pecado da desobediência, por isso receberam o salário devido, (Romanos 6:23) “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

A mentira vem do diabo ele é o pai dela veja o que o Evangelista diz aos que mentem, (João 8:44)  Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Vejamos algumas considerações bíblicas sobre a mentira, Paulo diz em, (Colossenses 3:9) “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”. O salmista diz em (Salmos 101:7) “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos”.

Mentir, nem por brincadeira, (Provérbios 26:18 e 19) “Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”. No dia 01de abril, muitos comemoram o dia da mentira, e dizem ser apenas por brincadeira contrariando assim os ensinos sagrados. O verdadeiro cristão não toma parte nesse tipo de coisa. O que mente será destruído, (Salmos 5:6) “Destruirás aqueles que proferem a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento”.

Não se podem mentir contra a verdade (Tiago 3:14) “Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade”. Nenhuma mentira vem da verdade, (1 João 2:21) “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”.

O salmista pede a Deus que o livre dos lábios mentirosos, (Salmos 120:2) “SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora”.

É bem-aventurado aquele que não dá atenção aos mentirosos, (Salmos 40:4) “Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira”.

A Bíblia narra a historia de um casal que no começo do cristianismo mentiram a Pedro e ao Espírito Santo e morreram de imediato (Atos 5:3 a 5) “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram”. Sua esposa,  instantes após confirmou a mentira e também morreu.

Os que mentem não entrarão em Jerusalém Celeste (Apocalipse 21:27) “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. Fiquemos com a verdade, a qual é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não comemore o dia da mentira, não minta e não ame a mentira.

(João 14:6)
 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Creia em Cristo, leia a Bíblia.


autor:Pr. Ismar Vieira Malta