Semana Santa e os preços das iguarias tipicas da data estão lá em cima , a pobre batata que acompanha o milionario bacalhau supervalorizou e está definitivamente fora do almoço da classe menos favorecida.
Sexta feira santa é dia de jejum , jejum de carnes vermelhas ,carnes que andam na terra como o padre disse um dia para liberar o consumo de peixes no entanto o jejum para a alma é ferido pela gula do capitalismo e da estravagancia , o bolso não jejua nessa data ,muito pelo contrario é quase estuprado pelos altos preços.
Enquanto uns não comerão carne por opção abrindo assim uma excessão nas refeições para tantos outros apenas se seguira a rotina.Para esses a falta da carne não é uma opção mas sim uma realidade do cotidiano .
Para o jejum então o produto mais procurado é o famoso bacalhau, enquanto uns pagam até 100 reais pelo peixe outros vivem um mês com o orçamento do mesmo valor .Não quero dar uma de puritano nem defensor dos pobres e indefesos mas aonde está a validade dos jejuns ao realizar esse ato ?
Com a desculpa do jejum da carne vermelha muitos se esbaldam em pratos enormes de bacalhau e outros peixes e acham que estão fazendo um protesto contra a morte de Jesus , pobre Jesus que la do alto deve estar olhando toda essa prezepada e dizendo pobres seres humanos não entenderam nada do que eu quis dizer !
Ainda por cima é pecado comer carne e pecado mortal agora e esses tantos que estão ai se esbaldando em bacalhau cometendo pecado da gula e se exibindo aos que não possuem sequer o arroz e feijão do dia-a-dia? Esses irão para a terra prometida enquanto os outros queimarão no fogo do inferno .
As contradições estão presentes em todas as festas religiosas que na verdade perderam suas essencias com o passar dos séculos para virar uma farra do capitalismo ,tudo virou negócios . O lucro das indústrias e comercios sazonais muitas vezes supera o lucro das empresas de produtos cotidianos fazendo nos ver o quanto o homen vive apenas pelo dinheiro e por seus prazeres .
Tiveram a pachorra de fazer até ovos sairem do pobre mamifero coelho que deve estar sem entender até hojê como ele põe ovos de chocolate. Coelho simbolo da fertilidade é usado como simbolo de renovação , renovar é procriar ? Acho que não . Ovo é sinal de vencer a morte ? Acho que também Não ! Chocolate é algum simbolo religioso ? Não de novo …
Será que enfiaram simbolos profanos nas datas religiosas ou será que enfiaram simbolos religiosos em datas profanas ?
Assim sagrado e profano caminham de mãos dadas para que ninguem saia perdendo dinheiro garantindo assim a continuidade dos lucros em cima da fé alheia usando mais uma vez as nossas crianças para que ninguem fique isolado na festa das notinhas verdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário