"Now the Spirit speaketh expressly, that in the latter times some shall depart from the faith, giving heed to seducing spirits, and doctrines of devils; Speaking lies in hypocrisy;having their conscience seared with a hot iron;"1 Timothy 4:1-2

sábado, 19 de abril de 2014

QUE PÁSCOA?


É tempo de Páscoa! Que Páscoa?

A história da Páscoa (pessach) israelita foi, ao mesmo tempo, uma libertação e um desafio de fé. O texto diz, antes deles saírem do Egito, o seguinte: “Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.
“Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo“” – Êxodo 12.12-14.
Para o povo de Israel, o Pessach (Páscoa) não só significou sua libertação da escravidão de 430 anos do Egito, como também o cumprimento de sua parte na sua história, que definiria sua posteridade não só no sentido de viver livremente mas celebrarem a memória da Páscoa para sempre na sua descendência. Era ordem de Deus: “Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes” – Êxodo 12.24. Isto foi um fato, até hoje!
Para a igreja, a Páscoa que significado da tem? Temos comer cordeiros? Temos que passar o sangue destes animais nos portais de nossas casas? Temos que comer peixe apenas? Não podemos comer carne? Bem, os Israelitas comeram carne de cordeiros sob ordem de Deus. Hoje é diferente? Deus não quer que comamos carne na Páscoa? Isso é mais importante do que seu significado original?
É claro que os cristãos convertidos não tem que praticar a celebração da Páscoa nos moldes judaicos porque a Igreja é Igreja e os Judeus são os Judeus. Mas, o que a Páscoa significa para a Igreja? É sabido que Jesus morreu pregado numa Cruz, derramou seu Sangue no madeiro. Exatamente como aconteceu no passado no Egito, quando Deus ordenou que os judeus passassem o sangue nos umbrais das portas para que o anjo da morte ferisse os egípcios e livrassem os filhos de Israel que tivessem o sangue em suas casas. A família judaica que não tivesse colocado o sangue em suas portas, também o primogênito seria morto.
Para o homem (sentido genérico) de hoje, após a história bíblica da vinda de Cristo, a história é, não só a mesma, no sentido da “morte do cordeiro”, só que este era o Cordeiro de Deus, prometido por Deus a Abrão, quando da ordem para o sacrifício de seu filho, Isaac, pois Deus disse que, por causa da fidelidade de Abrão, Deus iria “prover para Si”, o Cordeiro, por isso, Cristo é chamado de “O Cordeiro de Deus”.
Seu sangue derramado na Cruz do Calvário bloqueou a vinda  do anjo da morte sobre os homens, devido seu pecado original, sua natureza original, dando condições de se libertarem da morte eterna e viverem a reconciliação com Deus, fazendo com que, agora, eles pudessem experimentar o Plano e a Vontade de Deus para sua vidas e, através do Espírito Santo, se lembrarem de tudo o que Cristo fez e ensinou quando estava aqui conosco.
Puxa, isso não tem qualquer semelhança com a Páscoa de hoje, não? Somos libertos pelo Sangue de Cristo de um mundo de trevas e escravidão para o Reino do Filho do Seu Amor, para vivermos e morrermos para Ele. Isso é para se comemorar todos os dias de nossas vidas
Aleluia!
Pense nisso!
Temístocles Santos
FONTE:http://www.prtemistocles.com.br/site/nao-podemos-comer-carne-na-pascoa/
“Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.
“Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.Êxodo 12:12-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário